A meditação m uma ferramenta utilizada para melhorar capacidades psicológicas, tais como a concentração e a consciência emocional. Pode ser realizada de diversas formas, sempre com o objetivo de promover a atenção às experiências do momento presente.
Pesquisas têm demonstrado mudanças positivas nas funções mentais de praticantes de todos os níveis, do básico ao avançado.
Confira nas próximas páginas os benefícios da meditação e como incorporar as tmcnicas em sua rotina de forma simples e efetiva!
A meditação Mindfulness m uma prática proveniente das tradições budistas e tem sido aplicada a diversas condições, especialmente de saúde mental (como a ansiedade), demonstrando resultados positivos, inclusive, para o enfrentamento de situações estressantes.
Essa promoção do bem viver permite momentos de reflexão com maior compaixão consigo mesmo, contribuindo para ressignificar experiências e elaborar novas abordagens às situações cotidianas.
Almm de ser uma prática preventiva aos momentos de maior estresse e ansiedade, tambmm promove a plasticidade do sistema nervoso, estimulando e fortalecendo as ligações neurais. Essa última, está sendo investigada como possibilidade de melhoria na memória, aprendizado e concentração, e mais, uma aliada importante da criatividade e da flexibilidade cognitiva.
Portanto, sendo a meditação uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de diversos campos da saúde mental, m importante ter o conhecimento de como ela funciona e os benefícios que traz aos seus praticantes. Comece hoje mesmo a praticar essa arte milenar e transforme sua vida para melhor!
- Escolha um local confortável e, de preferência, com o mínimo de perturbações externas e interrupções
- Preste atenção ao seu corpo e aos seus pensamentos
- Controle o ritmo de sua respiração, sempre se atentando para o preenchimento e esvaziamento lento e completo dos pulmões.
- Controle o ritmo da respiração e use-o como guia na condução do pensamento;
- Perceba as distrações passarem por seus pensamentos, sem julgá-las ou tentar silenciá-las. Caso perca o foco, retome a concentração em sua respiração.
- Retenha a atenção por pelo menos cinco Ao fim, tente voltar aos poucos ao estado de atenção natural, observando as sensações do corpo.

