Muito falamos sobre os benefícios dos canabinoides e sua presença nas plantas do gênero Cannabis e, inclusive, sua produção pelo próprio corpo humano.
Mas como poderíamos definir esses compostos?
Descubra neste conteúdo o que são e quais os tipos de canabinoides!
O termo “canabinoide” é utilizado para classificar um grupo de compostos que se relaciona intimamente ao Sistema Endocanabinoide presente no corpo humano (e em outros mamíferos e animais, também!), e podem ser divididos em 3 tipos:
Endocanabinoides
Do grego éndon (‘ένδον’ – interno), são produzidos naturalmente pelo corpo humano (inclusive, enquanto você lê esse texto!), e são responsáveis pela modulação e regulação de diversas funções de nosso organismo como, por exemplo, o apetite, a memória, o ciclo de sono, a inflamação, a cicatrização e o humor, para citar os principais. Os representantes desse grupo são a Anandamida (AEA) e o 2-araquidonilglicerol (2- AG).
Fitocanabinoides
Do grego antigo phutón (‘φυτόν’ – planta), são os canabinoides mais conhecidos. São produzidos pelas plantas do gênero Cannabis, principalmente, como forma de protegê-las contra pragas e doenças. Os maiores representantes desse grupo são o THC e o CBD, conhecidos por suas propriedades terapêuticas na terapia canabinoide. Existem, ainda, muitos outros fitocanabinoides (mais de 100) com, ainda outros, sendo descobertos.
Canabinoides sintéticos
Baseando-se no mecanismo de funcionamentos dos endo- e dos fitocanabinoides, pesquisadores conseguiram elaborar compostos com atuação semelhante aos canabinoides naturais. Porém, produzidos artificialmente.
Além de alguns possuírem valor terapêutico, outros também auxiliam as pesquisas em canabinoides a se desenvolverem cada vez mais, permitindo a compreensão da forma como atuam em nosso organismo.
Existe, ainda, um grupo de compostos bioquímicos chamados de canabimiméticos, que recebem esse nome por sua capacidade de atuar no Sistema Endocanabinoide (SEC), regulando-o e complementando suas funções.
Canabimimético Fonte Natural
α- e β-Pineno ß-Cariofileno Piperina Curcumina
Lavender angustifolia (Lavanda) Copaifera langsdorffii (Copaíba) Piper nigrum (pimenta preta) Curcuma longa (açafrão-da-terra)
Apesar de naturais, é sempre recomendado que a inclusão desses compostos seja orientada por um profissional, de forma a garantir a segurança, eficácia e dosagem correta de sua administração para melhor aproveitamento de seus benefícios!
Ao desvendar o mundo dos canabinoides, percebemos o quão entrelaçados estão com o bem viver humano e o equilíbrio natural, inclusive das plantas.
À medida que exploramos suas complexidades e benefícios, reforça-se a importância de uma abordagem informada e cuidadosa. Este conhecimento não apenas abre novas portas para terapias inovadoras, mas também nos conecta mais profundamente com o mundo natural e com nosso próprio ser.
Convidamos você a continuar essa jornada conosco, descobrindo o poder e a promessa dos canabinoides para uma vida mais saudável e harmoniosa.


Vaporizador de Ervas Herbva Nokiva | Airistech